quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dieta do cetônico: Verdades



Eu estive estudando, pesquisando em sites, livros e conversando com profissionais da saúde (Nutricionionistas), sobre a dieta do cetônico, desenvolvida pelo Dr.Atinks. Então, pelo o que eu pesquisei e entendi essa dieta baseia-se em uma alimentação restritiva onde você deixa de ingerir determinada fonte alimentar, como carboidratos, forçando o corpo a queimar uma reserva de gordura, e é quando acontece o emagrecimento, não saudável por sinal. Porque não saudável? Porque o carboidrato é energia para o nosso corpo e a ausência dele prejudica principalmente o coração e o cérebro, pois eles PRECISAM do carboidrato para “sobreviver”. Quando há ausência de carboidrato o seu corpo começar a usar massa muscular como energia e isso vai afetar e muito futuramente, pois você emagrece, mas perdendo massa muscular, ou seja massa boa. Além de ser impossível viver com restrição de carboidratos toda vida, pois é ele que gera a glicose, fonte de energia para cérebro e todo o corpo, grandes períodos de restrição ao carboidrato, e produz corpo Cetônico em grande excesso, o cetônico é que vai ‘alimentar as células durante a ausência do carboidrato’, mas em excesso, torna-se prejudicial ao corpo, que não é acostumado com essa fonte de energia durante longos períodos, ou seja, o corpo vai queimar PRIMEIRO o açúcar (como fonte de energia) e DEPOIS a gordura em menor quantidade. Logo, dietas muito restritivas, são vistas como ameaça ao organismo, que sente a necessidade de ‘estocar’, a sua fonte de energia, tão logo ela apareça disponível, fazendo efeito contrario, e armazenando novamente reservas de carboidratos, e lipídeos (gorduras). Todos nós temos uma quantidade X de calorias necessárias para corpo manter suas funções durante o dia, e quando você ingere muitas calorias além do que realmente precisa, o seu corpo retém tudo, como fontes de energia, e isso ao longo do tempo, transformam-se em ganhos de peso excessivo, pois sempre terá uma reserva, que seu corpo não usa armazenada e continua como ciclo. Então comer mais que é necessário, engorda.
Pois bem, seguindo essa lógica, quando você elimina 100% os carboidrato e se alimenta apenas de proteína, o seu corpo não vai ter reserva de energia, consequentemente ele vai "comer" a gordura do seu corpo, gerar corpos cetônicos, para que corpo não ‘passe fome’, e a gordura vai ser a primeira fonte de energia a ser queimada, e tão logo volte a comer carboidratos, será também a primeira coisa a ser reservada pelo seu corpo. Então o segredo das pessoas emagrecerem, é não buscar um emagrecimento tão rápido e restritivo, mas queimar suas reservas com atividades físicas, procurar uma dieta individualizada e calculada, para que possa ingerir somente o que precisa, e evitar novas reservas. Assim, você queima reservas, passa a comer o que precisa, e mantém um peso ideal e saudável, sem prejudicar o organismo. E vai uma dica pra quem está fazendo dietas: evite comida gordurosa, frituras, pois se come muita Gordura o corpo vai usar a gordura que comeu como energia e não a do seu corpo e nunca se esqueça de colocar o corpo pra ralar. Visto que o nosso corpo funciona como um “elástico”; se você estica o elástico muito rápida e solta, ele volta na mesma velocidade, mas se você puxar esse elástico bem aos poucos e o manter esticado o retorno vai ser mínimo. Ao emagrecer, é necessário, uma reeducação alimentar, e cuidado constante com o que come ou deixa de comer, para manter o peso certo, e não retornar ao inicio novamente como acontece com o elástico.
Opinião: Eu penso que a dieta do cetônico é inteligente e bem fundada, porém a restrição de 100% dos carboidratos durante muito tempo e o consumo de proteína em excesso pode ser prejudicial à saúde. O certo é primeiro procurar ajuda de um profissional, pois ele vai calcular quantas calorias você precisa pra emagrecer com saúde, e o principal, sem sofrimento e se você for dedicado, jamais voltar a engordar. Nutricionistas receitam sim a dieta do cetônico, porem não passa de uma semana e a ingestão de gordura é praticamente zero.
Então se você está na dieta, fique atento as reações do seu corpo, não vá além do seu limite, porque os problemas vão ser futuros.
Eu sou prova disso, pois fiz essa dieta por dois meses e perdi 30 quilos, e já engordei tudo de novo, por culpa minha, lógico, por não ter me cuidado. E hoje eu faço uma reeducação alimentar, estou bem interagido do assunto e já estou me habituando à rotina de exercícios físicos todos os dias, uma alimentação saudável e calculada por uma Nutricionista e o principal, comendo de três em 3 horas.
Então fica a dica aí pessoal, tudo que for fazer que envolva emagrecimento leva tempo e muita dedicação, não espere milagres em dieta, nem em remédio nenhum, seja realista e confie em você.

Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário